sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Senta que Lá Vem História [Parte 4]

por Victão.


Estamos de volta para falar de um desses caras que mudam a história, que com a 
invenção de aparelhos simples revolucionam a indústria e a maneira como nos lidamos 

com a música, entretenimento etc. Estou falando de Steve Jobs Leo Fender!


Sim, já foi citado umas quinhentas vezes neste humilde blog, porem agora vamos nos 
aprofundar até Lá em BAIXO.



This... is... ELECTRIC BASS GUITAR!


Leo Fender nasceu em 1909. Aos 13 anos já se interessava por coisas elétricas, o que não deveria ser  coisa muito comum nessa época (as coisas elétricas, não crianças de 13 anos). Logo estaria consertando rádios na Califórnia, trabalho este que o fez ligar eletrônica à música pela primeira vez.

Depois de altos e BAIXOS na sua vida (se quiser saber você mesmo, acesse a Wikipédia) até que fez sua empresa de reparos em rádios, na qual construía, vendia e alugava sistemas de som para shows como microfones e violões amplificados. Muitos músicos vinham até ele por conta disso. Eis que no meio disso tudo surgiu o desenvolvimento e patente da uma tal guitarra elétrica guitarra elétrica. Mas esse não é o Guitar in the Power, vamos deixar pra lá.

Em 1951, Fender usou como base a guitarra Telecaster para fazer uma versão compacta e precisa do contrabaixo acústico. Compacta pois teria o tamanho próximo a de uma guitarra e precisa pois os trastes possibilitaram melhor precisão nas notas e o simples fato de poder ouvir o que se toca dava maior precisão ao músico.

E assim, Leônidas entrou pra historia com o Fender Precision Bass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário